O Plano de saúde familiar é uma categoria de convênio na qual é possível adicionar dependentes, e sua contratação pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas. Além de sua flexibilidade, um dos grandes benefícios dos convênios familiares é que os interessados podem consultar preços e coberturas de diversas operadoras, e escolher aquela que lhe ofereça um pacote barato e atrativo.


Em um plano de saúde familiar, os indivíduos de uma família podem fazer parte de um mesmo contrato, e assim serem atendidos pelos mesmos profissionais e hospitais, conforme a cobertura disponível pelo convênio contratado. Em algumas operadoras, é necessário ter atenção pois há a exigência de incluir ao menos duas pessoas para que o plano possa ser inserido na modalidade familiar, enquanto em outras, não existe nenhum tipo de limite de beneficiários a serem incluídos.

Outras regras relacionadas à inclusão de dependentes ao plano variam de acordo com cada operadora e exigem atenção. Em alguns casos, são considerados dependentes aqueles que possuem um parentesco de no máximo 3º grau consanguíneo com o titular do plano, e também é comum haver um limite máximo de idade, com exceção somente para o cônjuge do contratante